sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Meu avô.


         
                Meu avô, Mário Porto, tinha um armazém ou quitanda, comércio comum entre imigrantes e migrantes que se firmavam nessa terra, pelos interiores... O armazém e a casa pegavam uma pequena área de quadra da rua, mas me pareciam bem maiores na minha lembrança crianceira. Pareciam o mundo! Um mundo bricolado de coisas e mais coisas a descobrir, coisas de brincar. Na parte da frente do armazém ficavam as sacas de farinha, feijão de corda, arroz e camarão seco, os cheiros da minha infância. No teto peças de salame e queijos pendurados. Uma mistura inusitada de brasis. Como se eu fosse assim muito pequena, ainda mais do que eu era, e como se pudesse enfim me quebrar ou partir, ele me colocava delicadamente sobre o balcão, onde havia um baleiro. Ele me dava balas num escondido de vovó. Então, se encostava bem perto e cantava uma linda música em meu ouvido, como um cochicho da alma. Meu avô tinha essa alma delicada de doer. E esse quadro de memória minha avó me deu de presente.

"A Deusa da minha rua
Tem os olhos onde a lua
Costuma se embriagar
Nos seus olhos eu suponho
Que o sol num dourado sonho
Vai claridade buscar
Minha rua é sem graça
Mas quando por ela passa
Seu vulto que me seduz
A ruazinha modesta
É uma paisagem de festa
É uma cascata de luz
Na rua uma poça d’água
Espelho da minha mágoa
Transporta o céu para o chão
Tal qual o chão da minha vida
A minh’alma comovida
O meu pobre coração
Infeliz da minha mágoa
Meus olhos são poças d’água
Sonhando com seu olhar
Ela é tão rica e eu tão pobre
Eu sou plebeu e ela é nobre
Não vale a pena sonhar."

Diário de Viagem para Espantalhos e Andarilhos

Livro: Diário de Viagem para Espantalhos e Andarilhos

Livro: Diário de Viagem para Espantalhos e Andarilhos
Patricia Porto

Livro: Sobre Pétalas e Preces

Livro: Sobre Pétalas e Preces
Livro: Sobre Pétalas e Preces

Livro: Narrativas Memorialísticas: Por uma Arte docente na Escolarização da Literatura.

Livro: Narrativas Memorialísticas: Por uma Arte docente na Escolarização da Literatura.
Editora CRV; link: http://www.editoracrv.com.br/?f=produto_detalhes&pid=3111

Google+ Followers

Com-partilhados...

Pesquisar neste blog