domingo, 16 de dezembro de 2012

Eπιφάνεια





na face mais aguda da palavra

pôs se na trama de fiar a lírica
feito o corte ao norte
para advir de todos
um novo serungido

dores sedentas sempre fitam-lhe
cara a cara, queda a queda:
pedaços de velhas construções poéticas
vão caindo sobre o corpo frágil,
um novo corpo frágil digital
sem ponteiros de direção

da palavra do pobre poeta:
agora nua, a despedaçada,
de tão efêmero e algoz existir,
surge da noite selvagem como um berro
rasgando verbos do dicionário:
enfileirando palavras esdruxulas
aos rococós do sem sentir.

dos novos navios, 
o verso da arrogância não
quer se entendido, esteriliza.  
o verso da arrogância é um tiro na face, asséptico,
como a violência soberba dos eternos colonizadores
de terras, mares e ares

quanto vale o poema da terra?
quando vale o poema do mar?
quanto vale o poema do ar?
com quantos grilhões se fere o seu verso alforriado?

mas o poeta do escuro, tateando o ouro das vestes
nobres de seus poetas obtusos,
escreve com sangue seu duplo sentido,
sua dupla jornada de ser e não-ser -
de lançar ao amor seu orgasmo e gozo. E os dois, ele e a amada,
um no corpo do outro, em simbiose, 
escrevem tatuados um novo ato de desconstrução sentimental...

toda voz grita. É o Frágil! Pobre poeta dos escuros... as paredes não gemem.

de longe se pode ouvir
sua viagem, miragem,
mensagem:
livre ele da criatura da guilhotina,
transborda sobre a cheia
que limpa e batiza novos povos:
meu mestre, sou louca, senhor! Ela diz.
Devora-me em mim o eu que há em ti!
angula-me, me gole, me enigma. Mas não me esnobe o que sublima,
o que tateia a pedra e não a tira.


Patrícia Porto



Diário de Viagem para Espantalhos e Andarilhos

Livro: Diário de Viagem para Espantalhos e Andarilhos

Livro: Diário de Viagem para Espantalhos e Andarilhos
Patricia Porto

Livro: Sobre Pétalas e Preces

Livro: Sobre Pétalas e Preces
Livro: Sobre Pétalas e Preces

Livro: Narrativas Memorialísticas: Por uma Arte docente na Escolarização da Literatura.

Livro: Narrativas Memorialísticas: Por uma Arte docente na Escolarização da Literatura.
Editora CRV; link: http://www.editoracrv.com.br/?f=produto_detalhes&pid=3111

Google+ Followers

Com-partilhados...

Pesquisar neste blog